quinta-feira, 24 de novembro de 2016

18º Festa do Livro da USP - Minhas Impressões

Sobre a Festa do Livro da USP, quero dizer que adorei, estou super feliz com as minhas aquisições, preços acessíveis, não deu para comprar todos os livros que eu gostaria, ficou muitos títulos excelentes para trás. Mas valeu muito apena.


Queria muito a coleção Tan-Tan da Callis Editora, a pessoa que me atendeu super simpática e atenciosa. E o preço está ótimo!!! Da uma espiadinha na mesa que a editora montou para o evento.


Fiquei um tempão com as meninas da Editora Pulo do Gato, se pudesse levaria todos os títulos, mas não foi dessa vez, logo, logo mostro as minhas aquisições. Livros excelentes, escolhidos a dedo pela editora.




A Brinque-Book e a Editora Escarlate também tem livros infantis maravilhosos, quero todos os títulos do Stephen Michael King lançado pela editora. Outra coleção que preciso e super indico para vocês são os livros do Ilan Brenman, 14 Pérolas da Sabedoria Sufi, 14 Pérolas da Sabedoria Judaica, 14 Pérolas da Mitologia Grega, 14 Pérolas da Budista e 14 Pérolas da Índia, o preço está ótimo R$ 20,00 cada.




Várias editoras especializada em Literatura Infantil estão presentes na Festa, faça a sua listinha de favoritos e corra que ainda da tempo, a Festa vai até o dia 25 de Novembro.

Luciana Morais / Leitura Infantil - Isso Muda o Mundo

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Projeto Leitura Mais - 3º Encontro



Debate com Marco Haurélio e Ilan Brenman Mediação de Rosana Rios

Uma parceria entre o SESI-SP e a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ que promove a série de três encontros com convidados especialistas. No terceiro encontro, os nossos convidados irão discutir a literatura como herdeira dos mitos e contos de fadas, o texto e intertexto na leitura dos contos populares, e as propostas para fruição da leitura de contos folclóricos com crianças e jovens.

Público-alvo: 

Professores, Bibliotecários, Autores, Pais e demais interessados em literatura.

Mesa de debate, 120 min

Coordenação: 
Penélope Martins 
Curadoria e mediação: Rosana Rios 
Palestrantes: Marco Haurélio, Ilan Brenman e Silvia Oberg



Marco Haurélio (1974) nascido em Ponta da Serra, na Bahia, desde cedo travou contato com a cultura espontânea e com as histórias tradicionais narradas pela avó Luzia. Dessa experiência nasceram os livros Contos folclóricos brasileiros (2010), Contos e Fábulas do Brasil (2011) e Lá detrás daquela serra (2013). Cursou Letras na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI - Caetité. Coordenador, pela editora Nova Alexandria, da Coleção Clássicos em Cordel, para a qual adaptou O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, que lhe rendeu Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, do Ministério da Cultura. É colaborador do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Desde 2010, é curador do tradicional Cordel da Cortez. Marco já representou o Brasil no Encontro Internacional de Poetas, ocorrido em Assunción, Paraguai. Vários de seus livros foram selecionados por programas de governo, como o PNBE, do Ministério da Educação, Apoio ao Saber e Salas de Leitura, do Estado de São Paulo, Minha Biblioteca, da prefeitura paulistana, Leitura para a Cidadania (Paulus Editora), Itaú Social e para composição do acervo da Biblioteca Nacional. No momento, atua como consultor e autor dos cordéis da telenovela Velho Chico, da Rede Globo de Televisão.


Ilan Brenman (1973) nasceu em Israel e se mudou, ainda garoto, para São Paulo. Desde cedo, descobriu sua habilidade para encantar crianças e adultos contando histórias e atualmente é um dos autores mais reconhecidos por seu trabalho na literatura para infância. É psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica - PUC São Paulo, mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuou na Fundação Abrinq formando educadores, também como consultor em diversos projetos para formação de leitores e humanização hospitalar. Publicou mais de 60 títulos de literatura para infância; tem diversos títulos que receberam selo de ‘altamente recomendável’ pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, por onde recebeu três prêmios pelos livros O Alvo, 14 Pérolas da Índia, e Telefone Sem Fio. Seus livros também estão presentes em outros países, como França, Bélgica, China, Coreia. Brenman compartilha suas reflexões em sua coluna da Revista Crescer, mensalmente, e nos dois boletins semanais sobre literatura e educação na Rádio CBN.


Silvia Oberg (1956) graduada em Letras Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e doutorada em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes – ECA da UniversidadeSão Paulo – USP, com pesquisa na área de Literatura, Leitura, Cultura e Educação.Trabalhou na Biblioteca Moneiro Lobato (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo), integrando a equipe responsável pela Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil, publicação que documenta e resenha a produção editorial na área de literatura para crianças e jovens. Foi jurada em diferentes edições do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, coordenadora do Prêmio Saraiva de Literatura Infantil e Juvenil, além de colaboradora da Revista Emília, Revista Crescer e da Revista Nova Escola, com coluna mensal dedicada à literatura juvenil. Professora colaboradora da disciplina Livros Infantis e Juvenis, do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP.


Rosana Rios (1955) é arte-educadora e foi roteirista de programas infantis na TV por 11 anos. Desde 1988 publica obras para crianças e jovens, tendo alcançado a marca de 150 títulos publicados e recebido várias premiações, como o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, o Nestlé de Literatura, duas indicações ao Jabuti com obras juvenis e várias distinções da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ, como o Prêmio Orígenes Lessa de Melhor Livro para o Jovem, em 2016. É pesquisadora de Mitologia e Contos de Fadas e membro do Conselho da AEILIJ.


Penélope Martins, autora com títulos publicados em prosa e poesia, e que também carrega bagagem como advogada especializada em direitos humanos, dedicou-se ao trabalho de narradora de histórias a partir de 2005, desenvolvendo próprios com foco em cidadania e desenvolvimento humano; posteriormente idealizadora de projetos maiores de narração com intuito de criar diálogos entre países de língua portuguesa (Projeto Mar de Palavras).

Não se esqueçam de se inscrever e verificar a disponibilidade de ingressos (Clique Aqui).





Luciana Morais / Leitura Infantil Isso Muda o Mundo

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

18º Festa do Livro da USP

A Edusp – Editora da Universidade de São Paulo criou em 1999 a FESTA DO LIVRO DA USP, com o objetivo de aproximar as editoras e os leitores, oferecendo livros de qualidade a preços mais acessíveis. 

Esse evento é tradicional na Universidade, mas pouco conhecido da população.

Em 2016, a 18º Festa do Livro irá acontecer:

Dia: 22 à 25 de Novembro

Horário: 09:00 às 21:00


E várias Editoras de Literatura Infantil estarão presentes na feira. Vai a dica de algumas.


































E sei também que algumas estão com até 50% de desconto. Vamos curtir essa festa.


Luciana Morais / Leitura Infantil - Isso Muda o Mundo